terça-feira, 9 de agosto de 2016

HISTÓRIA DOS CULTIVADORES ISEKI NO BRASIL

Olá Pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre a história dos cultivadores motorizados ISEKI no Brasil, sua trajetória, os modelos disponíveis e permanência no mercado nacional até o fim de sua produção. Projetado e desenvolvido no japão o cultivador motorizado ISEKI era fabricado em sede própria na cidade de Indaituba interior do estado de São Paulo e foi o primeiro microtrator fabricado no pais que rapidamente se tornou um equipamento de grande utilidade nas pequenas propriedades rurais sob a premissa de ser Brasileiro e oferecer todas as peças de reposição fabricadas totalmente em território nacional. Sua produção começou no ano de 1964 e a fábrica oferecia 4 modelos diferenciados basicamente pela motorização e potência disponível, eram eles: K14BH-75 (com motor yanmar NT75 de 6CV), K14BH-85 (com motor yanmar NT85 de 8CV), KB-8 (com motor yanmar B8 de 7,5CV) e KB-10 (com motor Wisconsin TR10D gasolina de 10CV). Nos quatro primeiros modelos eram motores diesel, monocilindro horizontal, já o modelo KB-10 era com motor monocilindro vertical, interessante não? Fabricados pela ISEKI MITSUI todos estes modelos eram equipados com a mesma transmissão de engrenagens deslizantes com duas marchas a frente e uma a ré (reduzidas) e duas marchas a frente e uma a ré (simples) desenvolvendo velocidade mínima de 1,3 Km/h e máxima de 18 Km/h. Vinha de fábrica acompanhado do implemento enxada rotativa acoplada ao conjunto trator com dezesseis enxadas modelo standart que oferecia duas velocidades de trabalho, um equipamento perfeito e versátil para várias aplicações como preparo de solo não mecanizado. Possuía grande menu de implementos que eram rapidamente acoplados por um sistema de engate rápido exclusivo da ISEKI e o peso total da máquina montada com implemento era de 400 Kg. Após a ISEKI atingir um número relevante de máquinas vendidas no país a então YANMAR DO BRASIL (que até o momento fabricava somente motores) adquiriu os direitos de fabricação destes cultivadores no país e agora oferecia somente dois modelos para o mercado, KF100 e KF200 acompanhados de nova motorização yanmar diesel B9C de 8CV e B8C de 6CV, respectivamente que eram motores de concepção mais moderna fabricados aqui no Brasil. A caixa de transmissão nos modelos KF também sofreu mudança, recebeu reforço em sua carcaça e a rotação de trabalho foi aumentada para diminuir o torque. Os últimos modelos fabricados no país foram o KF100 (sem farol) e KF200 (com farol), ambos modelos fabricados pela YANMAR DO BRASIL mas possuíam o nome ISEKI. No início da década de 1970 o cultivador motorizado ISEKI começou a mostrar os sinais do desgaste do tempo, foi perdendo mercado e reduzindo o número de vendas, pois a fabricante KUBOTA já possuia um concorrente superior em todos os aspectos se comparado aos modelos KF. Neste ponto a YANMAR DO BRASIL lançou o cultivador motorizado TC10 uma máquina totalmente reformulada e melhorada em relação a seu antecessor ISEKI e foi gradativamente ganhando espaço no mercado, inclusive, o TC10 foi uma resposta da empresa frente ao cultivador motorizado modelo KNDR da KUBOTA que já havia conquistado uma parcela do mercado nacional. Ao longo de minha vida de admirador destas pequenas notáveis, tive a oportunidade de operar um modelo KF100 com carreta de transporte, observei que era razoavelmente fácil de se realizar manobras e a embreagem principal "monodisco" se mostrava bem nervosa nas arrancadas. Outro fator interessante era a partida manual muito suave mesmo em dias frios onde o motor yanmar B9C, que já era considerado um dos melhores motores disponíveis no mercado naquela época, respondia prontamente as solicitações de torque e potência o que me deixou admirado apesar da idade avançada daquele velho guerreiro. A seguir algumas imagens desta bela máquina e suas aplicações:
Imagem rara do cultivador motorizado ISEKI K14BH-75 com motor yanmar NT-75 de 6CV, o de menor potência fabricado pela ISEKI MITSUI no início de 1964. Note que estes antigos motores série NT possuiam tanque de água de evaporação sem ventoinha. A máquina era totalmente pintada na cor azul e o para-choque era somente uma barra de perfil "U".
Modelo KF100 sem farol já produzido pela YANMAR DO BRASIL. Note que este motor já era o nacionalizado modelo B9C com câmara de evaporação e ventoinha acoplada ao conjunto de refrigeração. Sistema muito mais moderno e eficiente, o mesmo utilizado posteriormente nos motores NB10CE dos cultivadores motorizados yanmar TC10.
Propaganda da época apresentando o versátil KF200 com farol
Vista lateral KF100. Diferente do TC10, os ISEKI possuíam a alavanca de acionamento da enxada rotativa no próprio corpo do implemento, ou seja, ao desacoplar a enxada rotativa, a alavanca de acionamento saía junto com o implemento.
Vista lateral KF200. Note que este modelo apesar de ser equipado com farol dianteiro possuía potência menor que o KF100.
KF200 acoplado à enxada rotativa standart, implemento versátil que permitia realizar as três operações básicas de preparo de solo, capinação, aração e gradeação.
KF200 com sulcadeira acoplada a enxada rotativa, usava-se para abrir sulco, valeta, fazer canteiro, curva de nível e etc. Note que o microtrator estava regulado para sua bitola mínima de trabalho.
Acoplado com arado de aivecas reversível e rodas de ferro para arado este conjunto era utilizado para preparo de solo, principalmente de arrozais irrigados.
Acoplado com arado de aivecas simples para aração em terrenos planos, arrozais, brejos banhados ou secos. Este implemento não permitia a reversão, era chamado de arado duro e o ISEKI também necessitava de rodas de ferro pois o implemento exigia muita tração.
Utilização do KF com semeadeira que plantava milho, soja, trigo e outros cereais. Para sua utilização necessitava primeiramente do preparo de solo.
Roçadeira frontal para roçagem de material pesado, se utilizava também para a colheita de alfafa e outros tipos de feno para alimentação animal.
Microtrator com carreta simples (sem tração) para transporte em geral com capacidade para até 500 Kg.
Os fabricantes e seus logos que marcaram história em nosso país.

48 comentários:

  1. Quanta informação em Jonas, é assim que mantemos a história, muitos amantes da mecanização, agricultores e estudantes poderão se beneficiar delas. Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Mário, é assim temos que resgatar um pouco desta história!

      Excluir
  2. TEMOS 2 ISEKI KF-100, UM EM PLENO FUNCIONAMENTO, OUTRO GANHEI DO MEU TIO POIS TINHA FUNDIDO O MOTOR (YANMAR B-8) MAS CONSEGUI RECUPERAR O VIRA BREQUIM E ESTOU REFORMANDO E ESTE AINDA TEM A CARRETINHA DA ÉPOCA E PRETENDO DEIXAR O MAIS ORIGINAL POSSIVEL. ABRAÇOS, VALCIR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valcir, que ótimo o que você está fazendo. Estes cultivadores motorizados fazem parte da história da mecanização do país. Fico feliz pela iniciativa, envie fotos deles depois de reformados que postarei aqui no blog, abraços, Jonas.

      Excluir
  3. Jonas tenho um modelo iseki k14bh yanmar nt75f, Quebrou uma peças não estou encontrando, me parece ser um eixo da embreagem. tem como me ajuda. Whatssap 44 9 9804 1965. Ricardo

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo, infelizmente peças novas para cultivadores Iseki não existem mais. Por se tratar de um equipamento antigo, somente no mercado de usados tu vais encontrar alguns componentes. Existe um amigo meu aqui em Campinas-SP que trabalha somente com cultivadores motorizados usados de todas as marcas, inclusive o querido Iseki.
    Grandim Máquinas (19) 3246-0490. Ele tem muita coisa talvez encontre lá. Boa sorte e um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Olá Jonas, gostei muito do seu artigo muito bom... Também sou um apaixonado por estas pequenas maquinas, tanto pelo seu funcionamento quanto pela historia...Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado amigo, sim são máquinas maravilhosas que ninguém tem interesse de comentar, mas fizeram história em nosso pais e vou postar mais assuntos relacionados ao longo do tempo. A próxima postagem será da Kubota, está quase pronta!
    Obrigado e abraço!

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde amigo tenho um KF 200 vc conssegui fotos melhores desse modelo preciso fábrica um farol ou podes me indicar onde conssigo um?

    ResponderExcluir
  8. Boa noite amigo, o KF200 era o micro da iseki que vinha com farol de série. Tenho a vista explodida dele que talvez possa te ajudar. Mande um e-mail para jonasgiesel@hotmail.com que te respondo com o anexo desta imagem.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  9. boa tarde,Jonas qual o seu e- mail vou mandar as fotos do iseki com a carreta traçada

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde eu preciso do jogo de juntas do cabeçote do motor kF.100

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O senhor compra como junta cabeçote motor b8.sugestão
      Compre com Agr. Empresa doRs.entrega em todo pais

      Excluir
  11. preciso do manual kf 100 como eu consigo obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá mande um e-mail para mim que te mando escanner dele. jonasgiesel@hotmail.com

      Excluir
    2. BOM DIA CONSEGUE MANDAR O MANUAL PARA MIM? EMAIL rsilvaortiz1980rodrigo@gmail.com. PRECISO TBM DO MANUAL DO K 14 BH-85,

      Excluir
  12. Opa Jonas.Reformei o motor nt85f do meu Iseki,e achei muito bom teu trabalho.O tratorzinho funciona muito bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu querido, realmente tenho muita admiração por essas máquinas por isso faço esse material com muito prazer. Obrigado.

      Excluir
  13. Tenho um um k14bh original com rotativa...Se algum apreciador tiver interesse, entre em contato por gentileza 43 988036479

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por compartilhar seu anúncio, o senhor é de Santa Catarina?

      Excluir
  14. Boa tarde !! Tem algum manual com as especificações das engrenagens da caixa de marchas do KF100 ?

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde, a única coisa que existe é uma vista explodida da caixa de transmissão e essa vista possui somente os códigos e não possui número de dentes, diâmetro e etc...

    ResponderExcluir
  16. Boa noite meu pai tem um modelo k14bh85.onde consigo um manual.vç poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, qual seriam os pontos que você precisa saber que eu posso providenciar.
      Obrigado por participar.

      Excluir
  17. Também admiro coisas antigas,e tenho um iseki funcionando , muito bom saber que ainda tem outras pessoas que também admiram estas coisas antigas que fizeram história,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá amigo, que legal que você também gosta dessas máquinas e possui uma. Blog sobre carros, caminhões e etc... a internet está cheia, mas dessas máquinas maravilhosas que ajudam o produtor rural no dia a dia é difícil de encontrar e são minhas máquinas favoritas.
      Obrigado por participar.

      Excluir
  18. Boa noite, estou comprando um Iseki KF-200 todo original e vou restaura-lo como era antes. você teria outros materiais para me fornecer. obrigado...(manual, fotos, detalhes..etc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André, os detalhes de fotos e etc... somente aqui no blog, infelizmente eu não disponho de mais fotos deles, são raras de encontrar. Obrigado pela participação.

      Excluir
  19. Boa tarde a todos
    Espero que todos estejam bem nesta loucura da pandemia .
    Estou adquirido um microtrator com motor YANMAR B8C de 6CV tem faro acho que deve ser KF 200 não tenho certeza.
    Queria saber se alguém tem algum manual ou algo para ajudar com :
    Posição de alavanca de câmbio.
    Embreagem
    Freio
    Tudo que eu possa fazer sem ter que fazer tentaria e erro .
    Agradeço desde já .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antônio, estamos levando né? Tenho alguma coisa desses comandos de operação do Iseki e te envio sim.

      Excluir
    2. Jonas, vc tem o manual do iseki KB8,para ajudar na restauração do diferencial, embreagem, freios, rotativa. desde já muito grato, meu email é evaldoapandrade@gmail.com

      Excluir
    3. tenho um manual de instrução do iseki posição da facas (enchadas) da rotativa.
      meu e-mail é:
      valcirlk@gmail.com
      se alguem quiser eu escaneio!

      Excluir
  20. Opa pode mandar pelo Email divespanhol@uol.com.br

    grato

    ResponderExcluir
  21. Hoje a ISEKI e potência mundo a fora, seus tratores tem tecnologia de ponta.

    ResponderExcluir
  22. Olá João, sim é uma grande marca, pena que fica limitada aos países Asiáticos e foi embora do Brasil como foi o caso da Kubota (Tobatta).
    Obrigado por participar.

    ResponderExcluir
  23. Olá Joanas estou precisando da engrenagem da inferior da corrente vc onde encontro?

    ResponderExcluir
  24. OI Jonas, tudo bem? Meus parabens pela iniciativa, meu sogro estou em uma escola agricola e sempre comentava sobre o Iseki que tinha lá, eu comprei um a pouco tempo e quero restaura-lo, é um K14bh com numero de de fabricação 0055, acho que foi um dos primeiros.
    Gostaria muito de encontrar o manual dele, e suas cores originais... se tiver e puder compartilhar agradeço muito... cleuter@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprei hj no Pará tbem um K14BH com número de fabrica 0004 acredito que seja um dos primeiros fabricados na época

      Excluir
  25. Titanium Strength: Sports and Table Games
    The T-Rex, the new “SuperBirds” titanium post earrings are among the latest to feature a microtouch titanium three-horse power bill that can power you men\'s titanium wedding bands anywhere titanium easy flux 125 amp welder in the titanium cost world.

    ResponderExcluir
  26. Parabéns pelo trabalho, em nossa propriedade tivemos um Iseki, depois um Tc 11 e a 22 anos um tc 14 que ainda utilizo. Máquinas robustas e eficazes.
    Gostaria de restaurar meu tc 14. Saberia me dizer os códigos das tintas da yanmar ? marceloclaisa@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  27. Boa noite Jonas. preciso muito da sua Ajuda,pois ganhei um Arado de Disco do Micro Trator Yanmar,igual esse da Foto do seu Perfil, porém está faltando algumas Peças nele só que não encontrei em lugar nenhum, se você ou alguém poder me ajudar ficarei muito Agradecido

    ResponderExcluir
  28. Boa noite Jonas vou deixar meu Contato quem poder me ajudar pelo Watsap é mais Fácil mandar Foto 31 996634309

    ResponderExcluir
  29. Preciso muito reforma esse Arado de disco do Micro Trator é uma Relíquia

    ResponderExcluir