sábado, 9 de abril de 2016

CULTIVADOR MOTORIZADO YANMAR TC10

Bem vindos amigos e amantes dos tratores de pequeno porte, micro tratores e cultivadores motorizados. Esta página possui a finalidade de conhecer, divulgar, comentar, discutir e apreciar um pouco mais sobre estas máquinas maravilhosas utilizadas basicamente na fruticultura, viticultura, fumicultura, horticultura e pequenas propriedades rurais distribuídas em nosso imenso país. Basicamente começarei divulgando um histórico dos modelos e fabricantes de micro tratores e cultivadores motorizados com motores diesel monocilindro empregados aqui no país. São vários modelos que possuem diversas variações ao longo do seu período de fabricação.
O primeiro que vou apresentar é o histórico YANMAR TC10, lançado no ano de 1973 pela Yanmar do Brasil na cidade de Indaiatuba-SP. Equipado com o motor Yanmar NB10 monocilindro de fabricação nacional, desenvolvia 10 cavalos de potência e vinha equipado com enxada rotativa de fábrica. O motor era equipado com bomba injetora de combustível DECKEL de fácil manutenção, sistema de injeção indireta com ante-câmara de turbulência e radiador de água com resfriamento por sistema de condensação e troca de calor forçado por ventoinha, um conceito muito inovador para a época. Basicamente o TC10 era uma variação produzida no Brasil dos "Tractors Cultivators" YC5, YC6 e YC7 muito conhecidos no mundo inteiro e fabricados pela Yanmar no Japão. A denominação TC10 é oriunda da palavra Tractor (T) e Cultivator (C) e 10 é a potência em cavalos vapor disponível do motor.  Uma caraterística do Yanmar TC10 é o grande número de velocidades disponíveis em sua caixa de transmissão, 6 velocidades à frente e 3 à ré, além de possuir 4 velocidades de seleção para o implemento enxada rotativa TA49.
Vale destacar que os termos MICRO TRATORES e CULTIVADORES MOTORIZADOS são sinônimos e são os dois nomes empregados para mencionar estes "tratores de rabiças", termo técnico utilizado aqui no Brasil, podendo variar para um ou para outro dependendo do fabricante.
Abaixo algumas imagens de catálogo da época, mostrando as aplicações desta máquina versátil.




Folheto de divulgação para o mercado no ano de 1973





Preparo do solo, a enxada rotativa TA49 com 20 enxadas realiza o trabalho simultâneo do arado e grade niveladora, deixando o solo pronto para o plantio.




Preparo do solo com TA49 em terreno muito úmido. Note que o TC10 está acoplado com rodas de ferro auxiliares que oferecem maior capacidade de tração aos pneus convencionais. As rodas de ferro auxiliares eram vendidas como acessório. 





Utilização de arado de aivecas reversível de 2 folhas em conjunto com rodas de ferro para arado. Para este tipo de serviço trocava-se os pneus convencionais do TC10 pelas rodas de ferro para arado no sentido de oferecer capacidade máxima de tração. Basicamente utilizava-se o arado de aivecas reversível de 2 folhas para aração em terrenos planos e úmidos. Uma curiosidade nesta aplicação é de que era um pouco difícil fazer o primeiro corte ou sulco, a partir daí o TC10 quase arava sozinho era só soltar a roda no sulco.

34 comentários:

  1. Grande Jonas ! Parabéns pela iniciativa ! Já virei seu "seguidor" e vou acompanhar de perto as atualizações do blog.

    ResponderExcluir
  2. Tem novidade no pedaço. Parabéns por sua iniciativa, você sempre mergulha fundo em suas pesquisas e tenho certeza que muitos poderão encontrar resposta aqui em seu Blog.
    Bom divertimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Mário, esta é a intenção, divulgar o máximo de informações sobre este assunto tão interessante.

      Excluir
  3. Parabéns pelo blog, será útil para muitas pessoas.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado José Carlos, vamos postar aqui tudo sobre estas máquinas incríveis que tanto auxiliam o agricultor no dia-a-dia. Contamos com a participação de todos.

      Excluir
  4. Boa tarde, gostaria de saber com trocar a correia da ventoinha do tc10?? Alguém pode me dar a ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, na verdade será necessário retirar o volante ou o tanque de combustível para realizar a troca da correia do ventilador. O serviço é rápido se conhece de mecânica! Se tiver dúvida, me mande um e-mail para jonasgiesel@hotmail.com que te mando o material técnico sem custo algum!

      Excluir
  5. Boa tarde, gostaria de saber com trocar a correia da ventoinha do tc10?? Alguém pode me dar a ajuda!

    ResponderExcluir
  6. As diferenças do TC10 para o TC 11 são muitas além dos CV. Por alguns não tem tampa de radiador em cima e sim tampão tipo parafuso na lateral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maristela, bem observado. Além do motor que é completamente diferente entre estes modelos, existe uma ligeira diferença entre as caixas de transmissão e caixa da enxada rotativa que serão citadas em edições futuras. Estou editando um material sobre as séries de motores NSB que equiparam os famosos TC8 e TC11 Yanmar, cultivadores muito apreciados até os dias de hoje. Fiquem no aguardo que logo será postado. Um abraço, Jonas.

      Excluir
  7. Oi amigo, bem vindo ao blog, qual sua curiosidade? Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Oi amigo, sobre o modelo isek tem marcha ré? Quantas para a frente? Tenho um deste e não estou encontrando a marcha ré, podes me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi boa tarde meu nome é Mari tenho um micro trator tc 10 ontem meu marido estava usando ela daí ela fumaçou e está dura pra pegar o que pode ser

      Excluir
  9. Bom dia Gilmar, além da alavanca principal que possui 3 velocidades a frente, neutro e uma a ré, existe a alavanca de redução que trabalhando em conjunto com a alavanca principal, irá proporcionar 8 velocidades a frente e 4 a ré.

    ResponderExcluir
  10. Gilmar, ainda a respeito da dúvida quanto ao engate da ré em seu Iseki, pode mandar um e-mail para jonasgiesel@hotmail.com que mando imagens técnico ilustrativas originais da Iseki. Um abraço, Jonas

    ResponderExcluir
  11. Boa noite amigo, estou com duvida na venda de um micro trator, tenho um modelo tc10 com 3 marchas rocadeira ano 1986, estou sem base de preço, será que pode me ajudar, grato mail: ebicom@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite amigo, desculpe a demora. Um TC10 com roçadeira, seu preço gira entre 5000,00 e 6000,00 reais. Não esqueça que o preço de um cultivador Yanmar é sempre um pouco maior que de um Tobatta pelo fato da fabricante yanmar ainda oferecer peças de reposição genuinas. Espero que ajude. Um abraço, Jonas.

      Excluir
  12. Ola gostaria de saber se tiria comome mandar umas fotos do arado de aivecas reversível de 2 folhas em conjunto com rodas de ferro , pois so vejo nos videos o de uma folha, e tambem gostaria de saber onde comprar um; e-mail: lohange@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde, tenho imagens do arado de duas folhas sim, vou mandar em seu e-mail. Existem ainda fabricantes deste implemento no mercado, são eles: Iadel implementos, Gio implementos, Silva implementos e Cipola implementos. Faça uma pesquisa no google. Um abraço, Jonas.

    ResponderExcluir
  14. Muito bom, parabéns pela postagem !
    Eu também sou fã dos micro-tratores, quando puder faça uma postagem sobre os Tobatta

    ResponderExcluir
  15. Obrigado Tcherlles, que bom que gostou. Realmente tenho um carinho muito grande por estas máquinas. Com certeza a próxima postagem será sobre a história da tobatta, o material já está quase pronto e espero postar em breve. Continue acompanhando. Um abraço, Jonas.

    ResponderExcluir
  16. Estou comprando um tc 10 gostaria de saber se a máquina trabalha em terrenos um pouco irregular

    ResponderExcluir
  17. Boa noite, pode trabalhar em terrenos com pouca irregularidade, se for usar o implemento enxada rotativa, o ideal é sempre terreno plano! O que pode ser feito para evitar o tombamento é abrir o máximo possível a bitola do trator, isso oferece maior estabilidade em terrenos inclinados! Um abraço.

    ResponderExcluir
  18. Você tem algum manual de manutenção da Yanmar TC 10 ? E-mail 19.salvador@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Salvador qual o ponto de manutenção específico que gostaria de saber que eu posso ajudar.
      Obrigado por participar.

      Excluir
  19. Meu pai teve um tc 10 e tenho um motor b9 ,o motor do tc 10 trepida bem menos que o b9 pois o nb10 tem contrapeso compensador acionado pelo virabrequim dentro do motor

    ResponderExcluir
  20. Respostas
    1. Olá amigo, fazemos com carinho porque poucos conhecem dessas máquinas.
      Obrigado por participar.

      Excluir
  21. Boa tarde! veja se pode me ajudar conseguir manual de manutenção do tc10 tc11 tc14 e tabela de oleos utilizada na transmissão dele. Parabenizo pelo bom e utíl trabalho e desde já agradeço a atenção dispensada.

    ResponderExcluir
  22. Tenho um micro trator tc 10 ontem meu marido estava arando com ela daí ela fumaçou e não quer pegar

    ResponderExcluir
  23. Tenho um tc 10 na minha chacara é meu xodó

    ResponderExcluir